quarta-feira, 14 de março de 2007

O que é Comunicação

Segundo o dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, comunicação é o ato ou efeito de comunicar-se. Ação de transmitir uma mensagem. A informação transmitida. Exposição oral ou escrita, sobre daterminadotema de teor científico, administrativo, político, jornalístico, religioso etc.

Esses significados vêm reafirmar que o processo de comunicação faz parte da condição humana.


Tipos de Comunicação

Comunicação Interna é aquela que se exerce entre a instituição e o seu público interno.

Comunicação Administrativa é o conjunto dos meios e procedimentos utilizados em uma Organização para transmissão de informações, ordens, solicitações, orientações etc. Reúne papéis, cartas internas, memorandos e etc.

Em muitos momentos, a comunicação administrativa entope os canais da organização, prejudicando as operações. As informações, em vez de chegarem ao último profissional da linha, estacionam no meio, em função de problemas gerenciais, do acúmulo administrativo e da excessiva quantidade de canais de comunicação.

Comunicação Social
é o tipo mais desenvolvido dentro de uma empresa. Envolve as áreas de Jornalismo, Relações Públicas, Editoração, Marketing e Publicidade e Propaganda.

Sistemas de Informação
é um tipo de comunicação importante nas empresas pois é um tipo que agrerga as infromações armazenadas em banco de dados.

Comunicação Cultural
é uma área que normalmente não é estudade e trabalhada pelos profissionais. Esta é a área dos climas internos.
Se um gerente, diretor ou administrador deseja saber o que está se passando ao seu redor, deve medir a temperatura do clima organizacional, a partir da cultura interna, que é o poço dos costumes da comunidade.

A comunicação empresarial também se assemelha a uma boca. A metáfora da Boca quer significar a função da comunicação empresarial/organizacional por meio de cochicho, dos aconselhamentos.

Cada vez mais, a comunicação ganha status de consultoria estratégica, que se desenvolve por meio de funções de orientação de leitura do meio ambiente, da interpretação de cenários e de assessoria aos sistemas decisórios, principalmente em momentos de crise.

Nenhum comentário: