quinta-feira, 8 de março de 2007

Assessor de Imprensa X Jornalista

Começando minhas pesquisas para o TCC me deparei com uma questão um pouco polêmica. Assessor de Imprensa é ou não é Jornalista?
Esse assunto vem sendo muito discutido, escuto falar sobre ele desde que entrei para a faculdade e acredito que bem antes já era um tema que gerava bastante controvérsia.

Qual é a diferença entre um assessor de imprensa e um jornalista?
Basicamente o "patrão". O jornalista trabalha para divulgar assuntos de interesse público, trabalha para um veículo de comunicação, já o assessor trabalha para uma determinada empresa, órgão e defende os interesses do mesmo.

Tive acesso a um texto de Eduardo Ribeiro, diretor secretário da Abracom, em que ele diz que o assessor de imprensa é sim jornalista mas não exerce uma atividade jornalística.
Concordo e discordo (risos!). Acredito sim que o assessor seja jornalista, pois, ele é um profissional que está sempre em contato com a mídia, produz notícias, pautas, tudo o que um jornalista faz. A única diferença é que ao invés de se divulgar determinado assunto de interesse público, o assessor visa os interesses da empresa onde trabalha mas essa atividade continua sendo jornalística.

Longe de ser solucionado, esse tema ainda será muito abordado. Precisamos é aceitar que com a mudança de mercado, salários melhores, está cada vez mais fácil encontrar jornalistas migrando dos veículos de comunicação em massa para o ramo de assessoria de imprensa que vem crescendo a cada dia.



Quem mais qualificado pode exercer a atividade do assessor de imprensa?

Quem mais qualificado pode fazer e manter contato com a mídia, além de um jornalista?

Nenhum comentário: