terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Nunca é tarde para se implantar uma área de comunicação interna

Aqui não existe núcleo de comunicação interna. Fui nomeada oficialmente para cuidar dessa área, mas na prática a comunicação interna não existe, diz Juliana Santos.

Essas afirmações foram decisivas para a escolha do tema do trabalho de conclusão de curso. Partindo desse diálogo, resolvi desenvolver um projeto que viesse suprir a necessidade de comunicação da FATEA com seu público interno, estreitando os laços com os alunos, funcionários, colaboradores e professores.

O número de empresas que reconhecem a importância da comunicação vem aumentando a cada dia, os gerenciadores estão mais atentos aos benefícios que a comunicação bem planejada e bem utilizada proporciona, e assim estão investindo mais na área. Mas por que a FATEA ainda não tem uma área de comunicação interna funcionando de forma eficiente?

Buscando a resposta pude observar a forma com que a instituição trata seu público interno ,ou seja, sua cultura organizacional. Os funcionários são muito discretos, com receio, eles muitas vezes se calam, não fornecem informações antes de consultarem os superiores, independente do nível de importância do assunto.

A FATEA tem consciência da importância de uma área de comunicação, mas não prioriza a implantação de um projeto eficiente, não reconhece a necessidade urgente de investir na área.

Levando em consideração a expectativa de crescimento da instituição, a criação de novos cursos, o aumento inevitável de alunos, a necessidade de ampliação do quadro de funcionários, acredito chegará um momento em que será vital investir em comunicação interna.

Assim, mesmo sabendo do pouco interesse que a instituição tem em investir na comunicação interna, insisti na elaboração do projeto que oferece soluções para os problemas relacionados a comunicação, disponibilizando alternativas mais organizadas.

O projeto tras 3 veículos de comunicação interna: Jornal Mural, Informativo e a Newsletter. O Jornal Mural é a forma mais rápida de comunicação interna, organizado por editorias, evita a perda de tempo na busca de informações.

O informativo é o porta-voz da instituição. Nele encontra-se notícias sobre os mais variados temas relacionados ao dia-a-dia da FATEA. É também um veículo de publicidade capaz de divulgar as atividades desenvolvidas na faculdade.

A Newsletter, informativo via e-mail, é uma alternativa definida por pesquisa. Considerando que 51% dos entrevistados optaram em receber informações através desse veículo e sendo esse um meio de comunicação moderno e ágil, o projeto definiu que seriam apresentadas na Newsletter quarto notícias principais da quinzena com link para o site da faculdade, possibilitando ao usuário o acesso a outras informações.

Segundo Paulo Clemen, nunca é tarde para se implantar uma área de comunicação interna. (...) Nada melhor do que crescer cuidando da sua cultura organizacional desde a fundação da empresa.

Considerando o potencial de crescimento da faculdade, o Projeto de Comunicação para a FATEA / 2007, apresenta-se viável para otimização da área de comunicação interna.

Janaina Cortez
e-mail: janainacortez@gmail.com
msn
: janainacortez@hotmail.com

Nenhum comentário: