terça-feira, 31 de março de 2009

Votação da exigência do diploma de Jornalismo no STF chama atenção no Brasil inteiro

Manifestações em todo o País acontecem nestes dias que antecedem a votação, dia 1º de abril, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), do Recurso Extraordinário (RE) nº 511961, que questiona a constitucionalidade da exigência do diploma em Jornalismo como requisito para o exercício da profissão.

A regional Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Sorocabana de Imprensa (ASI), Aliança Internacional de Jornalistas pela Paz e o curso de Jornalismo da Universidade de Sorocaba (Uniso), marcou manifestação para esta terça-feira (31/3), a partir das 9h, na Câmara Municipal. Também nesta terça, às 21h, sairá um ônibus do Largo do Pará, em Campinas, para a manifestação em Brasília (informações pelo [19] 3231-1638, com Paulo).

Em Sorocaba, o diretor regional do Sindicato, José Antônio Rosa, deverá fazer uso da Tribuna Popular para explicar a luta dos jornalistas pela manutenção da exigência do diploma de curso superior e da regulamentação profissional da categoria. Estudantes e jornalistas profissionais estão convidados.

Em todo o País ocorrerão manifestações coordenadas pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Junto aos Sindicatos do Distrito Federal e de Goiás, a Fenaj prepara um Ato Público Nacional em Defesa do Diploma em frente ao STF, dia 1º de abril, às 13h. Alojamento a baixo custo foi providenciado para receber as delegações de todo o Brasil. Um esquema de cobertura em tempo real está sendo montado para atualização da página da Fenaj e dos Sindicatos de Jornalistas na internet.


Fonte: Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo



Janaina Cortez
Jornalista
Mtb: 52.119/SP

e-mail: janainacortez@gmail.com

Nenhum comentário: