sexta-feira, 23 de maio de 2008

Jovens temem o Jornalismo Investigativo

O jornalismo investigativo é considerado muito perigoso pelos jovens jornalistas. Por esse motivo, eles têm preferido outros campos de atuação. Essa foi a conclusão de painel sobre o tema que ocorreu em março em Brasília, durante a reunião de meio de ano da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP).


As universidades teriam papel fundamental na formação de novos jornalistas investigativos, promovendo-lhes capacitação mais adequada. Além disso, uma legislação que apóie e defenda os repórteres investigativos incentivaria o trabalho de novos jornalistas.


Uma das propostas apresentadas foi a de criação de um instituto interamericano de jornalismo investigativo. Tal entidade promoveria capacitação adequada a partir do contexto jornalístico de cada país. Jornalistas seriam treinados nas próprias salas de redação, por meio de assessoria do instituto no local de trabalho. Também caberia à instituição apoiar juridicamente todos os países membros, afim de garantir a liberdade em divulgar as informações apuradas.

Janaina Cortez
e-mail: janainacortez@gmail.com
msn
: janainacortez@hotmail.com

Nenhum comentário: