O Instituto Santa Teresa, Entidade Mantenedora das Faculdades Integradas Teresa D´Ávila (FATEA), foi fundado em 19 de Dezembro de 1954. Em 23 de Março de 1956, foi reconhecido pelo Ministério da Educação como entidade filantrópica e declarado de utilidade pública, em 1973.Construído e organizado pelas Filhas de Maria Auxiliadora, conhecidas como Salesianas de Dom Bosco, o instituto tem como missão, dedicar-se a educação. As Escolas Salesianas das Filhas de Maria Auxiliadora, entre as quais estão as Faculdades Integradas Teresa D´Ávila, tem como objetivo estar presentes perante a juventude de Lorena e da região, buscando conviver com a diversidade sociocultural e religiosa, sob orientações da Igreja e do Sistema Educativo de D. Bosco e Madre Mazzarello.
De suas finalidades consta desenvolver ações que contribuam para a melhoria da qualidade da gestão universitária e do processo ensino-aprendizagem. Tais finalidades realizam-se por meio de diversas formas de atuação: estruturação técnico-pedagógica, planejamento, avaliações internas e externas, projetos, parcerias, pesquisas e capacitações, tanto na graduação quanto na pós – graduação.
Nesse ambiente, a FATEA declara-se uma Instituição católica, espaço de educação integral da pessoa humana, fundamentada em Cristo, com identidade cristã e cultural, cuja missão é a cultura da solidariedade educativa.
Otimizar as ações, minimizar os conflitos aperfeiçoando os resultados são premissas básicas para o desenvolvimento de planos de comunicação. A partir do estudo da estrutura da FATEA, conclui-se que é possível através de um projeto bem elaborado, melhorar a comunicação interna e externa da instituição.
Janaina Cortez
e-mail: janainacortez@gmail.com
msn: janainacortez@hotmail.com